Nossa visão de futuro e experiência
em implementação e melhoria
de processos gerenciais, recomenda, para o sucesso das organizações, um forte alinhamento entre os seus sistemas de gestão, suas estratégias e as necessidades de todas as suas
partes interessadas.

 
 
Ricardo Motta
Diretor

 
     
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Ricardo Motta
, Diretor da MR Business Consultoria Empresarial, é consultor especialista em Gestão Empresarial, atuando no diagnóstico, transformação, implementação e na melhoria da gestão de organizações de diversos portes e segmentos de atuação com foco no desenvolvimento de Gestão por Processos, Benchmarking, Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho, Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, pós-graduado em Administração de empresas, com especialização em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

Atuou como professor dos cursos “Gestão Avançada da Qualidade Total” na FGV/SP e Pós-graduação em “Gestão da Qualidade Total” na Universidade Católica de Petrópolis (UCP/RJ).

É certificado como Quality Manager pela ASQ (American Society for Quality). Também foi certificado como Quality Engineer (CQE) e Reliability Engineer (CRE) pela mesma ASQ. É membro da ASQ e membro honorário da SLQ (Sociedade Latino-americana da Qualidade).

Trabalhou durante 10 anos na IBM Brasil tendo assumido gerências da Qualidade, Satisfação de Clientes e Reengenharia. Foi Consultor em Gestão da Qualidade para a IBM América Latina e coordenador do processo de submissão da IBM Sumaré ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) em 1992 a qual tornou-se a única vencedora do ano.

Foi Examinador do processo de avaliação (Base nos Critérios do Malcolm Baldrige Award) da IBM Corporation tendo avaliado várias unidades da IBM no mundo como a IBM Argentina, IBM México, IBM Andean, IBM Holanda, IBM Bélgica, IBM Austrália.

Foi o responsável pela implementação do Processo de Avaliação Funcional da IBM Brasil, com base nos Critérios do PNQ, onde coordenou durante três ciclos a avaliação de cerca de quinze Funções (Setores) da IBM Brasil por ciclo.

Participou de vários projetos nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Austrália onde se especializou em técnicas de gestão da qualidade e, de forma mais abrangente, em gestão empresarial.

Na IBM Brasil esteve envolvido diretamente com o desenvolvimento e implantação da metodologia de Gestão de Processos e de Benchmarking nas suas respectivas unidades de negócio e administrativas.


 

Ministrou mais de 30 cursos de Gestão de Processos em organizações privadas como IBM Brasil, Siemens, HSBC, Natura, Usiminas, ACNielsen, IBOPE / LatinPanel, Siebe e Nitroquímica e organizações públicas como Eletronorte, Manaus Energia, Embasa e ANEEL preparando profissionais para a implantação da metodologia nas suas empresas e/ou setores. Aproximadamente 600 profissionais já foram treinados na Metodologia de Gestão de Processos (MGP©) pela MR Business Consultoria. Implantou a MGP© em várias organizações, públicas e privadas, de diversos setores de negócio.

Desenvolveu um conjunto de competências de liderança baseadas nos Fundamentos da Excelência da FNQ e um processo para avaliação e certificação dessas competências na Embasa. No SEBRAE Nacional desenvolveu critérios e recomendou indicadores e metas para implantar um processo de remuneração variável.

Foi membro do Grupo de Estudos que criou, através de um esforço de cerca de dois anos, o PNQ e a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), atual Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Foi Examinador do PNQ em 1993, 1994 e 1996, Examinador Sênior de 1998 a 2003 e tem atuado como Orientador do PNQ desde 2004. Tem sido Instrutor dos cursos da Banca Examinadora e de Avaliação de Empresas da Fundação Nacional da Qualidade desde 1994. Em 1998 e 1999, foi instrutor do curso de formação de instrutores da FNQ realizado no Rio de Janeiro.

Foi Coordenador, de 1996 a 2003, do Comitê “Critérios de Excelência” da FNQ, onde liderou uma equipe de profissionais com a responsabilidade pela revisão, melhoria e edição dos Critérios do PNQ. Continua atuando como membro efetivo desse Comitê desde 2004.

Em 2004, foi coordenador do Comitê “Primeiros Passos” da FNQ que teve a participação dos Prêmios estaduais e setoriais brasileiros. O resultado desse trabalho foi a publicação do Documento “Rumo à Excelência” que contém referenciais avaliatórios da gestão nível 250 e 500 pontos.

Participou em 1997, como representante da FNQ, do Improvement Day do Malcolm Baldrige National Quality Award, reunião realizada em Washington DC, USA, para discutir possíveis melhorias no Prêmio Americano. O Brasil, através dessa participação, foi o único país estrangeiro a estar presente nessa reunião. Representou em 1997 o Brasil e a FNQ no Congresso de Prêmios da Qualidade realizado em Buenos Aires, Argentina.

Foi Juiz do Prêmio Qualidade do Governo Federal (PQGF) em 1999. Atuou como Juiz do Prêmio Catarinense para a Excelência em 2005. Foi Consultor do Ministério do Planejamento, Orçamento e da Gestão em 1999 e 2000, onde foi responsável pela revisão dos Critérios e do Processo de Avaliação do PQGF

Em 2002 coordenou o projeto que criou, nos moldes do PNQ, o Prêmio CDL de Qualidade da Gestão (PCQG) da cidade de Campo Grande onde foi o responsável pela definição e implementação dos Critérios e do Processo de Avaliação.

Foi Examinador Sênior do PQTU (Prêmio de Qualidade no Transporte Urbano) da cidade de São Paulo nos ciclos de 1995, 1996 e 1997 onde avaliou 15 empresas de transporte urbano com base nos Critérios de Excelência do PNQ.

Avaliou e diagnosticou como consultor e por meio da utilização do Modelo e Critérios de Excelência do PNQ, mais de 90 empresas e/ou unidades de empresas e organizações dos mais variados setores e portes.

Como especialista nos Modelos de Premiação, tem atuado como consultor na preparação de empresas para a submissão ao PNQ que foram, inclusive, finalistas e vencedoras do PNQ, como Bahia Sul, Usiminas, Promon, Petrobras/Regap, IBM Brasil, Caraíba Metais, Petrobras/ ABAST e Sebrae / MS. No PQRio foi consultor do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do Colégio Anglo-Americano que atingiram o nível Prata de reconhecimento.

Ministrou mais de 100 cursos de avaliação / formação de Examinadores da Banca do PNQ / formação de avaliadores internos de organizações.

Foi Avaliador da Petrobras em 1995 e 1997, num processo considerado inédito devido à complexidade, porte e peculiaridades da empresa. Na avaliação em 1997, atuou como Sênior, liderando uma equipe de profissionais. Desde 1995, tem avaliado, também através do modelo e Critérios do PNQ, várias unidades da Petrobras no Brasil, Estados Unidos e Argentina.

Atuou como consultor da Petrobras Energia na implementação do Modelo de Excelência do PNQ em unidades na Argentina e na Venezuela.

Atuou como consultor, de 2006 a 2008, da BHP Billiton Corporation, sediada na Austrália, onde atua nas avaliações de suas unidades em países como Brasil, Colômbia, Chile, Suriname, África do Sul, Moçambique, Holanda e Cingapura.

Coordenou, em 2004, o Comitê Temático de Benchmarking da FNQ, juntamente com mais 22 empresas, tendo gerado conclusões importantes publicadas em um livro inédito no Brasil.

Desenvolveu treinamentos e metodologias estruturadas de Benchmarking para empresas privadas como Usiminas, Siemens, Atlas Schindler, Embraco, Natura e Metalloys (África do Sul) e públicas (capital misto) e sem fins lucrativos como INCA, SEBRAE/MS, SENAI, SESI e Petrobras Energia (Argentina). Atualmente desenvolve metodologias na Copel e no INMETRO. Já treinou mais de 300 profissionais na metodologia de Benchmarking. Proferiu palestras de Benchmarking em vários eventos com destaque para o congresso da Abrange no Rio de Janeiro (500 pessoas) e para Conferências de Benchmarking e de Gestão por Processos do IBC em São Paulo (80 pessoas).

Publicou vários artigos em revistas como Exame, Qualidade Total, RAE (FGV), Banas, Inovação e Profissionais & Negócios e jornais como “O Globo”, “O Dia” e "JB", no Rio de Janeiro. Proferiu diversas palestras sobre Gestão da Qualidade, Gestão de Processos, Atendimento a Clientes, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Indicadores, Balanced Scorecard e Avaliação segundo os Critérios do PNQ em congressos, seminários e eventos, nacionais e internacionais.

Em 1997, proferiu palestra, juntamente com o Sr. Robert S. Kaplan, sobre o Balanced Scorecard, no evento TOFE, promovido pela IBM Brasil. Apresentou trabalho sobre o Balanced Scorecard no VIII e no IX Congresso Brasileiro da Qualidade de Produtividade promovido pela UBQ e sobre o uso do BSC na medição do retorno do investimento na gestão de pessoas no CIGEH-Sul 2006.

Tem implantado o Balanced Scorecard em empresas de grande porte como a CEMIG, Gerdau, Promon, Suzano Bahia Sul e Natura, médio porte como a Lubrizol, Agro Amazônia e Colégio Anglo-americano e em organizações públicas e sem fins lucrativos como o Instituto Nacional de Câncer e o SEBRAE/MS, respectivamente. Nessas empresas, realizou várias sessões de planejamento estratégico.

Foi instrutor da Unidade de Educação Executiva da IBM Brasil, de 1997 a 1998, onde ministrou o Curso "Gerência de Processos" para os Clientes da empresa. Foi instrutor da Motorola University da Motorola Brasil, de 1997 a 2001, onde ministrou, para funcionários e clientes da empresa, os cursos Benchmarking, Six Sigma, Solução de Problemas em Equipe e Performance Excellence.

É parceiro do IBC (International Business Communications) onde tem sido palestrante de vários eventos abordando o tema "Balanced Scorecard", Gestão por Processos e Benchmarking.

Tem atuado como instrutor da FNQ nos Workshops Temáticos de Benchmarking e Planejamento do Sistema de Medição, baseado nas conclusões dos respectivos Comitês Temáticos. O último curso é baseado na metodologia do BSC que ajuda a definir indicadores e metas com base nos objetivos estratégicos.

Participou, em 2006 e 2007, da equipe responsável pela elaboração da série de “Cadernos de Excelência” da FNQ.

Coordenou em 2006 o Comitê Temático “Rede de Competitividade” do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Foi Diretor Técnico do IPEG (Instituto Paulista de Excelência da Gestão), responsável pela administração do PPQG (Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão). É Membro do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores Organizacionais).

 
   
   
 
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